sábado, 21 de março de 2009

Cuidado com a onda do Mico Eletrônico



Branding, planejamento e gestão de marca: Após oito anos de vida, a Consult Market lança sua nova identidade visual. Com a parceria da agência AN/P&M BRASIL, o briefing foi encaminhado à designer Samanta Lemos que captou perfeitamente os conceitos, apresentando uma logomarca moderna, atual, forte, comunicativa. Aliás, parabéns não só a Samanta, mas a toda equipe brilhantemente orquestrada pelo Prof. Nicolas C. Lois, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio de Sá - SC, que tem se consolidado como referência no ensino de qualidade deste curso, aliando o conteúdo acadêmico ao prático, contribuindo na qualificação do mercado publicitário de SC. Parabéns a todos. Show de bola, de criação, de design, finalização, e de competência.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pequenas Sacadas Fazem Diferença - Case 1

Nas diversas definições de marketing, sempre é citada a questão da troca, da negociação, da importância de influenciar (positivamente de preferência) as relações de troca. A minha definição diz: "Marketing é tudo: todo o planejamento e ação (ou omissão) que influencie ou reflita nos processos de venda (trocas de valor)"
Sendo assim, inicio uma seqüência de cases destas ações (e omissões) que por menor que pareçam causam alguma diferença, agregam ou desagregam valor. Mandem tbm as suas, estorias simples, complexas, triviais, especiais, assim teremos nossas pérolas de cases do mercado.
Case 1: Fralda de cafezinho. Quem diria, sempre provo cafés em diversos lugares, nos shoppings, restaurantes, fast food, etc, sempre focado no sabor daquele espresso. E todos, saborosos ou não geralmente tem um defeito inerente ao conjunto xícara/pires, o pingo que insiste em escorrer e muitas vezes sujar a roupa. Mas o restaurante do Hotel InterCity de Florianópolis inovou: entre a xícara e o pires tem um bem sacado guardanapo de papel em formato sextavado, com logomarca e tudo. Pequena/Grande Sacada! Mesmo que muitos nem percebam o beneficio adicional deste guardanapo, o valor adicional está lá. Simples, até singelo, porém é justamente nos detalhes que se faz a diferença! Não preciso nem falar que o banheiro do hotel estava excepcionalmente limpo, perfumado, bem decorado, etc,etc.