Nas diversas definições de marketing, sempre é citada a questão da troca, da negociação, da importância de influenciar (positivamente de preferência) as relações de troca. A minha definição diz: "Marketing é tudo: todo o planejamento e ação (ou omissão) que influencie ou reflita nos processos de venda (trocas de valor)"
Sendo assim, inicio uma seqüência de cases destas ações (e omissões) que por menor que pareçam causam alguma diferença, agregam ou desagregam valor. Mandem tbm as suas, estorias simples, complexas, triviais, especiais, assim teremos nossas pérolas de cases do mercado.
Case 1: Fralda de cafezinho. Quem diria, sempre provo cafés em diversos lugares, nos shoppings, restaurantes, fast food, etc, sempre focado no sabor daquele espresso. E todos, saborosos ou não geralmente tem um defeito inerente ao conjunto xícara/pires, o pingo que insiste em escorrer e muitas vezes sujar a roupa. Mas o restaurante do Hotel InterCity de Florianópolis inovou: entre a xícara e o pires tem um bem sacado guardanapo de papel em formato sextavado, com logomarca e tudo. Pequena/Grande Sacada! Mesmo que muitos nem percebam o beneficio adicional deste guardanapo, o valor adicional está lá. Simples, até singelo, porém é justamente nos detalhes que se faz a diferença! Não preciso nem falar que o banheiro do hotel estava excepcionalmente limpo, perfumado, bem decorado, etc,etc.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isso mesmo,sacada simple e funcional, pena que ainda não chegou aqui em CTB,vou "vender" a ideia pro povo.
ResponderExcluirDepois te mando um caso que não da para acreditar aqui da terrinha.
Grande abraço.
Andre
Eu quero um dia sentar num restaurante de menu
ResponderExcluircaro e não ser servida com louça lascada.
MARCELINA
Também concordo,alem detalhe do guardanando anti-pingo, alguns cafés com louça lascada.
ResponderExcluir